Entenda tudo sobre Infográficos

Sunday, October 01, 2006

Tipos de infográficos

Infográfico diagrama- Tem o mesmo conteúdo informativo que uma tabela, mas é muito mais claro, fácil de captar e cumpre o objetivo da infografia.

Carto-infográfico - os mapas econômicos e temáticos(turismo) são exemplos que introduze a combinação de ícones(mapas) contexto. Alguns são uma mera aplicação da técnica cartográfica usando o mapa e o texto, o mínimo necessário par a correta interpretação.

infográfico iluminista- o texto continua sendo o mais importante, acompanhado de ícones que o ilustram. É considerado infográfico por seu aspecto geral: unidade visual determinada por uma marco retangular que tem textos e imagens, mas o texto porém não segue os princípios habituais da seqüência discursiva única. É chamado iluminista por referência ao estilo dos manuscritos da idade média que incluíam ilustrações e texto. O texto tem tanta importância que poderia ser suficiente sem ilustração, é um proto-infográfico.

Outros exemplos:
http://img.terra.com.br/i/2003/07/03/57544_in.gif

Quadro de resumos é um infográfico mais complexo com abundante informação que não respeita regra máxima de economia de componentes, nem é estritamente gráfico. Se trata de quadros que pretendem resumir um conjunto de informações a cerca de uma seqüência histórica, um processo ou uma dada situação.

Outros exemplos:
http://img.terra.com.br/i/2003/09/10/73011_in.gif

http://img.terra.com.br/i/2003/03/31/42031_in.gif


Segundo nível
Mais bem elaborado. Utiliza e explora recursos multimídia, agrega texto e imagens de forma equilibrada.

Outros exemplos:

http://www.usabilidoido.com.br/o_que_fazer_depois_de_uma_pancada.html

http://www.usabilidoido.com.br/o_voto_indeciso_e_o_de_protesto.html

0 Comments:

Post a Comment

<< Home