Entenda tudo sobre Infográficos

Tuesday, October 03, 2006

Infográfico (desing+jornalismo)

A idéia é acrescentar informações ao texto interligando recursos textuais e inserindo novos elementos como gráficos, mapas, símbolos, tabelas e boxes que acrescentem novas informações, que não sejam apenas ilustrações de uma notícia.

É fundamental que haja parceria efetiva entre designer e jornalista para a produção de infográficos de qualidade não apenas estética, mas informativa. E é preciso, portanto, que o jornalista aprenda a pensar infograficamente, de modo que tal recurso seja capaz de acrescentar algo às tradicionais reportagens do jornalismo impresso, tal como acontece em muitos jornais diários ao redor do mundo, em especial os da Espanha e Estados Unidos. (TEIXEIRA, 2004)


É importante que o infográfico participe na qualidade da produção jornalística, pois consiste em um poderoso instrumento de informação.

“As redações passaram a entender que certos assuntos são mais bem aprofundados se mostrados visualmente. Há muito o que se dizer num texto sobre uma acidente de avião, mas se mostrarmos em um infográfico a localização, o tipo de aparelho, o que aconteceu, comparar números etc, a informação fica muito mais precisa e clara” , diz o chefe da diagramação do Globo em entrevista concedida a Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Fábio Marra, infografista da Folha complementa dizendo que “a informação visual tornou-se uma necessidade. Além disso, segundo pesquisa do Poyter Institute, infográfico, quadros e artes são os primeiros a serem percebidos pelo leitor quando ele folheia o jornal”.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home