Entenda tudo sobre Infográficos

Tuesday, October 03, 2006

Imagens x Texto

A imagem se concatenada com o texto, além de atuar como incremento em uma página de jornal ou revista, pode transformar-se em elemento multitextual informativo, tornando a leitura mais dinâmica e por vezes mias esclarecedora e elucidativa. O design tem atuado como um importante aliado do jornalismo contemporâneo neste quesito, principalmente porque sua função básica é também comunicar, já que o mundo contemporâneo cada vez mais exige esse modelo de comunicação através de imagens.

O próprio jornalismo brasileiro se modificou com o decorrer do tempo com o surgimento de outros veículos como a televisão, a Internet, as revistas e um público consumidor cada vez mais exigente e cada vez menos disponível e interessado em leituras extensas. A partir deste momento passou a existir a necessidade de jornais impressos utilizarem elementos visuais para complementar informações e até a título de concorrência. Alguns assuntos restritos, que poderiam parecer desinteressantes pela falta de compreensão básica sobre o assunto, como os que abordam ciência e tecnologia, fez com que cada vez mais diagramadores e editores exigissem o uso elementos visuais, como ilustrações, para contribuir para a boa compreensão do texto. Os infográficos tornaram-se peças chave desse processo.

Além da diagramação o jornalismo incorporou elementos gráficos que por muitas vezes possibilitou até mesmo um detalhamento maior de informações por vezes difíceis de serem explicadas pelo texto ou até mesmo por imagens. O beneficio é que o infográfico pôde apresentar a informação através de três dimensões e perspectivas, coisas que a fotografia não possibilita. Além disso, soma-se os recursos hoje possíveis através da Internet com infográficos animados. Esse novo jornalismo constitui-se em um jornalismo perceptivelmente rico, apesar de não utilizar todas as suas potencialidades.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home